PRAD na Pedra de Itaúna, Barra da Tijuca, mostra excelente desenvolvimento 15 anos após implantação

Um trabalho ambiental feito com profissionalismo e qualidade garante resultados consistentes. No período de 2003 a 2005, a Biovert realizou um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) em área no condomínio Pedra de Itaúna, na Barra da Tijuca, dividida entre a parte alta e a parte baixa. No total, foram utilizadas quase 5 mil mudas nativas de Mata Atlântica na localidade.

Neste mês de Junho de 2018, retornamos ao local e fotografamos o resultado de nosso trabalho. Quase 15 anos se passaram desde a implantação e o antes e depois mostra a incrível recuperação da área.

Pedra de Itaúna antes da intervenção. Detalhe para o topo, com cobertura quase totalmente de capim.
ANTES da intervenção. Detalhe para o topo, com cobertura predominantemente invasora.
Antes da intervenção, área após limpeza de vegetação exótica e invasora, durante procedimento de preparo da área para o plantio.
ANTES da intervenção, área após limpeza de vegetação exótica e invasora, durante procedimento de preparo da área para o plantio.
Antes da intervenção, área coberta de vegetação exótica e invasora. Destaque também para o topo da pedra, com vegetação invasora.
ANTES da intervenção, área coberta de vegetação exótica e invasora. Destaque também para o topo da pedra, com vegetação invasora.
Depois da intervenção, mais de 10 anos desde a implantação do projeto, podemos ver o cenário totalmente diferente o topo da pedra com vegetação nativa.
DEPOIS da intervenção, mais de 10 anos desde a implantação do projeto, podemos ver o cenário totalmente diferente o topo da pedra com vegetação nativa.
Depois da implantação, detalhe da vegetação no topo da pedra e na parte baixa, totalmente desenvolvida e adensada. Sucesso na implantação do projeto.
DEPOIS da implantação, detalhe da vegetação no topo da pedra e na parte baixa, totalmente desenvolvida e adensada. Sucesso na implantação do projeto.
Depois da implantação, detalhe do topo da pedra mostra com maior riqueza a vegetação desenvolvida.
DEPOIS da implantação, detalhe do topo da pedra mostra com maior riqueza a vegetação desenvolvida.

As intervenções na parte baixa ocorreram de janeiro 2003 até outubro de 2004 quando a área já estava totalmente recuperada. Na parte alta, os serviços se iniciaram em março de 2004 e foram finalizados em 2005.

Serviços realizados na implantação:

Limpeza e preparo da área incluindo Roçada manual;  Marcação das covas (berços de plantio); Abertura das covas;  Adubação de plantio das covas e Plantio.

Serviços realizados durante a manutenção:

Roçadas mecânicas; Coroamento; Capina geral; Aceiro; Irrigação e Roçada manual

A Biovert é uma empresa ambiental com mais de 25 anos de mercado e realiza trabalhos com mudas licenciadas e de qualidade e mão-de-obra especializada. Nossos projetos têm altos índices de sucesso e os desenvolvendo respeitando o meio ambiente. Ao contratar um fornecedor de serviços ambientais, certifique-se de que ele cumpra as premissas de qualidade. As próximas gerações dependem do trabalho que realizamos hoje. Para serviços de Arborização, PRADs, Inventários de Fauna, Inventário Florístico (de vegetação) e outros serviços, fale com a Biovert. Se você está em busca de um fornecedor, solicite seu orçamento.

Espécies escolhidas

Foram utilizadas mais de 40 variedades de espécies nativas de Mata Atlântica neste projeto. Dentre elas, destacamos a escolha de 4 com importante função de dispersão de sementes por meio de avifauna (dispersão zoocórica): Aroeira (Schinus terebinthifolius), Palmito (Euterpe edulis),  Grumixama (Eugenia brasiliensis) e Pitangueira (Eugenia uniflora L.).

Related Post