Inventário e manejo de fauna no Recreio dos Bandeirantes-RJ

A Biovert realiza trabalho de levantamento e manejo de fauna de acordo com as normas do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para que seja concedida a autorização ambiental para manejo silvestre em um terreno que sofrerá supressão de vegetação. O levantamento de fauna inclui a busca ativa por espécies, a instalação de armadilhas apropriadas para captura de cada grupo animal, busca por vestígios como rastros, pegadas, pelos, carcaças, exúvias (peles trocadas durante a muda), fezes, ovos e abrigos e outras medidas.

Os animais silvestres são capturados para que sejam medidos, pesados, marcados com identificadores e documentados em um trabalho minucioso liderado por biólogos que registram cada um dos indivíduos. Através da marcação o órgão ambiental é capaz de reconhecer os indivíduos frutos de um resgate. Os animais saudáveis são imediatamente devolvidos à natureza, os feridos são encaminhados ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS) para tratamento e posterior soltura.

As aves e os morcegos, em função do voo, que os possibilita fugir sem que corram riscos, são afugentadas naturalmente antes que se iniciem os cortes das árvores em função da presença humana. É importante salientar que, em caso de ocorrência de ninhos ativos, a árvore que abriga os ninhos é isolada até a eclosão dos ovos e posterior desocupação dos filhotes, não podendo ser suprimida até o fim desse período.

Nas imagens estão disponíveis os registros da captura, medição, pesagem, marcação e soltura de animais localizados em uma propriedade no Recreio dos Bandeirantes, RJ, dentre eles: gambás, pererecas, roedores e serpentes. O trabalho que mostramos aqui foi realizado durante o mês de Maio de 2015 e os indivíduos resgatados foram soltos no Parque Estadual da Pedra Branca (PEPB), em Jacarepaguá, conforme autorização do Inea.

Os procedimentos referentes ao manejo de fauna silvestre são realizados conforme Resolução INEA 72/2013, Instrução Normativa IBAMA Nº 179/2008, Instrução Normativa IBAMA Nº 146/2007, Portaria CFBio Nº 148/2012, Resolução CFMV Nº 1000/2012 e Lei Nº 9.605/1998.