Ações de poda podem apresentar diversas particularidades que elevam a necessidade de profissionalização do serviço prestado. Neste projeto, realizado no Rio de Janeiro, a Biovert executou a poda em região de manguezal e com necessidade de utilização de plataforma elevatória. As intervenções foram feitas por meio da plataforma, para galhos mais altos, e pela parte de baixo, diretamente no manguezal, para indivíduos florestais de menor estatura.
Para o período de execução dos serviços, disponibilizamos um efetivo de 13 funcionários, sendo: um engenheiro responsável, um técnico de segurança do trabalho, um encarregado florestal, dois operadores de motosserra, um auxiliar de serviços rurais e um motorista, atendendo todos os preceitos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS). Todos os funcionários portavam os equipamentos de proteção individual (EPIs): capacete com jugular, óculos, protetor auricular, luvas, camisa de manga longa, calça, perneiras e botina, acrescentando-se para os motosserristas a calça especial, o capacete com tela, o abafador de ruídos e o cinto com talabarte para trabalho em altura.
Durante todo o período que foi necessária a utilização da plataforma elevatória (PTA), a via se manteve sinalizada com cones e com batedores, implementando sistema de Siga e Pare. A medida foi para que não houvesse riscos aos carros e carretas que transitam diariamente pela ponte. As atividades de poda da vegetação foram acompanhadas integralmente por equipe técnica especializada, portando cópias dos registros do proprietário das motosserras utilizadas na atividade.
A Biovert, empresa executora dos serviços, é registrada no Cadastro Técnico Federal, conforme Instrução Normativa IBAMA 10/01, bem como na Fundação Parques e Jardins do Município do Rio de Janeiro.