PRAD no empreendimento Grand Hyatt, na Barra da Tijuca

A Biovert entregou recentemente um Projeto de Recuperação de Área Degradada (PRAD) na Barra da Tijuca, às margens do Canal de Marapendi. O trabalho foi contratado pela rede hoteleira americana Hyatt, que instalou no local o primeiro empreendimento em solo carioca, o Grand Hyatt Rio de Janeiro.

O PRAD executado na área teve um caráter especial, pois visou restaurar a área realizando a remoção das espécies exóticas invasoras, uma exigência do licenciamento da obra, e substituindo-as por nativas. “Embora o PRAD tenha sido uma ação necessária, a Biovert pôde contar com todo o apoio do hotel, pois as intervenções efetuadas foram além da simples exigência de recuperação das áreas impactadas pela remoção das espécies exóticas invasoras. A ideia de se levar para o local alguns exemplares de espécies arbustivas e arbóreas ameaçadas de extinção foi imediatamente aceita e a apoiada pelo cliente.”, conta Marcelo de Carvalho, engenheiro florestal e diretor da Biovert.

A parceria a que Marcelo se refere é ratificada por Christophe Lorvo – General Manager / Area Vice President da rede Grand Hyatt“Estamos muito felizes e orgulhosos com os resultados que vem sendo alcançados com os trabalhos de preservação ambiental realizados pela Biovert. A filosofia Hyatt tem como um dos pilares o forte compromisso com a implementação de práticas de negócios sustentáveis, construindo hotéis que não apenas atendam aos desejos dos visitantes, mas que também se integrem e passem a fazer parte da vida da população local”, pontua Christophe.

lixo encontrado nas trilhas durante PRAD no Grand Hyatt, realizado pela Biovert
Lixo encontrado nas trilhas durante PRAD no Grand Hyatt, realizado pela Biovert

A área em que foi realizado o PRAD irá contar com uma manutenção permanente e deve auxiliar também futuros projetos, por contribuir para a biodiversidade no local. “É possível esperarmos num futuro breve que  se forme um banco de germoplasma nessa área, que poderá auxiliar no serviços de recuperação que vierem a ser executados no Parque Natural Municipal Nelson Mandela, vizinho ao empreendimento”, explica Marcelo.

Vale ressaltar, ainda, que o hotel optou por executar a compensação ambiental imposta pela remoção das espécies invasoras fora da área de construção do hotel, cedendo que a mesma fosse realizada em área externa, contribuindo para a recuperação de uma significativa área de vegetação típica de restinga na região. Esse serviço também foi executado pela Biovert e abrangeu bordas da ciclovias de áreas próximas e ainda outras intervenções, como plantios no Parque Municipal do Bosque da Barra, por definição do órgão público. 

 

ETAPAS DO PRAD

Trituração da biomassa proveniente das remoções de espécies exóticas durante o PRAD.
Trituração da biomassa proveniente das remoções de espécies exóticas durante o PRAD.

O uso da área teve início com o que chamamos de inventário florístico, estudo que revelou mais de 93% das árvores daquela área como sendo exóticas, algumas invasoras. A remoção desses indivíduos era um passo primordial para o início da recuperação ambiental. Cumpridas as duas etapas preliminares – o inventário e a remoção das exóticas, com a trituração da biomassa – demos início à fase de limpeza, na qual removemos expressiva quantidade de lixo orgânico e inorgânico. Após a limpeza foi realizada a recuperação ambiental, com plantio de mais de 11.200 mudas de espécies nativas nas Zonas de Conservação e Zonas de Preservação da Vida Silvetre (ZCVS e ZPVS).

O trabalho foi finalizado e atuamente está em fase de manutenção, período no qual a Biovert é responsável por fazer visitas ao local para realização de serviços como irrigação, poda de condução, poda fitossanitária, limpeza e outras ações necessárias ao bom desenvolvimento da vegetação.

O projeto foi realizado ao longo de quase um ano e o resultado você pode avaliar pelas fotos, que mostram a área antes e depois da intervenção. Na escolha das espécies vegetais foi considerada a fauna a ser atraída pela vegetação recomposta. Em breve a região também deve receber a visita dessas aves.
Algumas espécies nativas em extinção que foram plantadas no local durante o processo de recuperação ambiental.
Algumas espécies nativas em extinção que foram plantadas no local durante o processo de recuperação ambiental.
Fauna que será atraída pela escolha das espécies plantadas pela Biovert no PRAD realizado no Hotel Grand Hyatt, na Barra
Fauna que será atraída pela escolha das espécies plantadas pela Biovert no PRAD realizado no Hotel Grand Hyatt, na Barra.