Recuperação de FMP na Avenida das Américas, Barra da Tijuca

Recuperação de Faixa Marginal de Proteção (FMP) na Avenida das Américas, na altura do número 3.900, Barra da Tijuca. Área de aproximadamente 20 mil metros quadrados, com áreas alagadas características de mangue. No local foram identificadas diversas espécies exóticas, entre elas as invasoras leucena (Leucaena leucocephala) e dalbergia (Dalbergia ecastophyllum).

Esse projeto de recomposição vegetal objetivou acelerar o processo de sucessão florestal através do plantio simultâneo de espécies de diferentes grupos ecológicos, promover uma rápida cobertura vegetal das áreas degradadas, possibilitar o retorno da biodiversidade original e fornecer rápida proteção para os demais recursos naturais. Fez parte das ações necessárias a esses objetivos remover as espécies exóticas invasoras e a retirada do lixo inorgânico depositado na área.

O local recebeu 510 mudas distribuídas entre 20 espécies, como por exemplo guanandis, ingás do brejo, pitangas, ipês-dourados, ingás-banana e outras. As fotos mostram o antes e depois da área. O projeto foi finalizado em maio de 2015 e passará por manutenções periódicas por tempo determinado. Ainda que seja recente, mas imagens podemos ter uma ideia de como a nova área se desenvolverá. Mais um trabalho entregue com orgulho pela equipe Biovert. Assim que as novas árvores estiverem com um porte mais notável, vamos mostrar para vocês a evolução e montar o antes e depois.