Transplante arbóreo de Tabebuias, árvores nativas, no Itanhangá

A Biovert realizou recentemente o transplante arbóreo de 87 indivíduos da espécie Tabebuia cassinoides, conhecida popularmente como Pau-Tamanco, nativa da Mata Atlântica e de ocorrência predominante em áreas alagadas (de solo alagadiço ou mesmo em área alagadas nas quais se desenvolve com a base parcialmente submersa). A árvore integra a nefasta lista de espécies sob ameaça, reunidas pelo Centro Nacional de Conservação da Flora (CNC Flora) em uma publicação chamada Livro Vermelho da Flora Brasileira (CNC-Flora, 2012), cujo objetivo é dar visibilidade nacional acerca das espécies sob ameaça.

Difícil de ser encontrada, em função de seu grau de ameaça (EN), os 87 exemplares desta espécie se localizavam em um terreno na região do Itanhangá, Rio de Janeiro, que passou por um processo de supressão de vegetação. A Biovert foi responsável por realizar a remoção de todos esses indivíduos arbóreos e o posterior replantio na mesma área, em local preservado. O trabalho de transplantio arbóreo é utilizado como recurso para espécies de especial importância e que resistam ao procedimento de remoção, não adaptável a todas as espécies (já contamos sobre isso em um post em nosso blog).

transplante arbóreo é solução para remover árvores em grau de ameaça. Lista da IUCN atribui grau de risco para espécies
Categorias da Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas (Red List), maior lista referente ao tema no mundo, criada pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN).

No trabalho de transplante arbóreo realizado nesta área, nossa equipe técnica foi composta por time de campo e supervisionada por um profissional de Segurança do Trabalho e um Engenheiro Florestal. Primeiramente foi necessário realizar a redução de copa, com poda específica para a finalidade de transporte. Em seguida, realizamos o roletamento (desprendimento das raízes sem causar danos para formar o torrão de plantio), içamento, transporte, abertura de berços de plantio e, finalmente, o replantio das árvores. O trabalho foi realizado com o auxílio de uma escavadeira.

 

Leia também sobre outros projetos de transplante arbóreo:
– Transplante de samambaiões na Barra da Tijuca