Embora não tenhamos obtido êxito direto com a promessa feita na Cerimônia de Abertura das Olimpíadas RIO 2016 – a implantação da Floresta dos Atletas e, posteriormente, ao Bosque dos Medalhistas – no próximo dia 10 será realizado um grande evento, com a participação de atletas, estudantes, moradores dos arredores e convidados, visando o plantio das mudas que a Biovert manteve ao longo de todos esses anos, desde a realização dos Jogos.
Após o plantio das novas árvores, vamos cuidar de sua manutenção até junho de 2020, permitindo, assim, que, em Tóquio, possamos dizer que conseguimos homenagear os países e atletas participantes da Rio 2016. A manutenção após essa data dependerá do interesse de possíveis patrocinadores.
Entenda o caso
O Comitê Rio 2016 foi encerrado sem o cumprimento da promessa olímpica, registrada em Catálogo e compartilhada com o mundo inteiro, de implantar a Floresta dos Atletas e o Bosque dos Medalhistas.
Por conta da insolvência do Comitê, e apesar disso, a Biovert manteve seu compromisso de dar continuidade ao projeto, ou seja, manter os cuidados com as mudas olímpicas até que fosse dado o correto destino às mesmas, na expectativa de que a solução fosse encontrada.
Em quase três anos de espera, tivemos a esperança de que empresas privadas se interessassem em patrocinar o plantio das 13.725 mudas, bem como sua manutenção até o ano de 2020, conforme previsto no projeto original. Infelizmente, isso não aconteceu. No entanto, a espera não impediu que continuássemos acreditando que o compromisso pudesse ser levado a termo, razão pela qual insistimos no gesto de manter os cuidados com as mudas até hoje.
Muitos foram aqueles que se mostraram interessados em apoiar, por meio de contatos recebidos de todo o Brasil. Mas, de fato, não recebemos qualquer proposta financeira que pudesse viabilizar a implantação da Floresta.
Entendemos que seria necessário flexibilizar o projeto original de implantação das mudas no Parque Radical em Deodoro, de uma maneira indireta. A solução seria a transformação de uma promessa olímpica em uma ação indireta, mas real, que permitisse o uso de todas as mudas produzidas para que não fossem perdidas.
E como isto foi viabilizado?
No segundo semestre de 2019, com a chegada do ex-Secretário de Meio Ambiente, Marcelo Queiroz, e o apoio, desde sempre, da Subsecretária do Legado Olímpico, Patrícia Amorim, conseguimos que a área do Parque Radical em Deodoro fosse designada como destino para cumprimento de medidas compensatórias de nossos clientes.
As medidas compensatórias não têm qualquer relação com o projeto Olímpico original, uma vez que já seriam cumpridas por empresas privadas em decorrência das determinações da legislação ambiental vigente. O que fizemos foi viabilizar que tais medidas fossem cumpridas utilizando-se as mudas olímpicas.
O entusiasmo do ex-Secretário Marcelo Queiroz com a possibilidade de implantação da Floresta dos Atletas por meio de medidas compensatórias foi tanto que ele conseguiu, junto ao Exército Brasileiro, a cessão de uma área cinco vezes maior para essa finalidade. A área em questão, contígua à área onde serão implantados a Floresta dos Atletas e o Bosque dos Medalhistas, transformou-se, então, no projeto denominado Floresta da Zona Oeste.
O ponto positivo é que, na região de Deodoro, existe a possibilidade de ligação de algumas Unidades de Conservação que se encontram próximas, por meio da implantação dessas florestas. Com isso, amplia-se de maneira significativa a área verde da cidade em uma região muito carente de vegetação.
Apesar da aparente boa notícia, não foi exatamente uma vitória. Por quê?
Se a Floresta dos Atletas tivesse sido honrada pelas partes conforme previsto, a partir da criação da Floresta da Zona Oeste – em função da ampliação da área originalmente destinada ao plantio, conforme relatado acima – a Biovert estaria plantando 27.450 mudas no local, o dobro das atuais 13.725 mudas oriundas da Floresta dos Atletas. As 13.725 mudas adicionais que atingiriam 27.450 novas árvores, seriam plantadas em decorrência das medidas compensatórias que, nesse momento, estão sendo utilizadas para viabilizar a implantação da Floresta dos
Atletas.
Serviço:
Plantio da Floresta dos Atletas
Data: 10 de dezembro de 2019
Local: Parque Radical de Deodoro – Estrada Mal. Alencastro, 1.357 – Ricardo de Albuquerque – Rio de Janeiro/RJ
Horário: das 9 às 15h