Recuperação ambiental de Área de Preservação Permanente em Itatiaia, RJ

A Biovert realizou, no primeiro semestre de 2016, um projeto de recuperação ambiental em Área de Preservação Permanente (APP) de aproximadamente 1,0 ha, localizada no município de Itatiaia, Rio de Janeiro. Para o projeto foram utilizadas espécies nativas de Mata Atlântica, dentre elas aroeiras, jerivás, ipês, jacarandás-da-bahia, angicos-brancos, guanandis, cedros-rosas, pitangueiras, babosas-brancas e dezenas de outras. Foram selecionadas 35 espécies para o plantio. Este serviço foi realizado em cumprimento a uma Medida Compensatória da construção civil para cliente da iniciativa privada.

Foram realizadas as seguintes atividades na área: limpeza da área com roçada; catação e ensacamento de lixo não orgânico; coletas de amostras de solo para anális; preparo para área de plantio – marcação e abertura dos berços – adubação fosfatada; distribuição e plantio de mudas com uso de hidrogel e adubação fosfatada e orgânica; confecção de cerca ao redor da área de plantio – para prevenção de incêndio e revisão do cercamento da área de plantio, a fim de proteger as mudas recém-plantadas.

O trabalho de recuperação ambiental de APPs é de grande importância e, dentre os motivos para a realização de intervenções deste tipo, destacam-se a manutenção de regimes hídricos, a promoção de abrigo e corredores para fauna, a promoção da rápida cobertura vegetal das áreas degradadas e a aceleração do processo de sucessão vegetal através do plantio simultâneo de espécies de diferentes grupos ecológicos.

O projeto está em fase de manutenção, mas já é possível verificar as fotos de antes e depois do plantio.