Palmeira imperial_Biovert3

Palmeiras-imperiais são plantadas no bairro do Flamengo

Palmeira imperial_Biovert A Biovert plantou recentemente palmeiras-imperiais (Roystonea oleracea) no bairro do Flamengo, Rio de Janeiro, em cumprimento à Legislação municipal de Habite-se. Receberam novas mudas a Praia do Flamengo, a Rua Paissandu e a Travessa Tamoios.

O trabalho de plantio de Habite-se realizado pela Biovert inclui a abertura e preparo dos berços de plantio, o plantio em si, manutenções para irrigação e eventuais trocas de mudas que não resistam ao procedimento, pelo prazo de um ano.

As palmeiras-imperiais são árvores majestosas, que atingem até 40 metros de altura e gostam de sol pleno. São ideais para ornamentação de largas avenidas e parques. As mais famosas palmeiras-imperiais do Brasil são as que compõem a icônica paisagem da alameda das palmeiras, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Palmeira imperial_Biovert4O primeiro exemplar de palmeira-imperial do Brasil foi plantado pelo próprio imperador Dom João VI, em 1809, no Jardim Botânico, daí o nome que a planta recebeu. Diz-se que deste exemplar descendem todas as sementes de palmeiras imperiais brasileiras. Por infortúnio, em 1972, este exemplar, que ficou conhecido como Palma Mater, foi atingido por um raio e não resistiu. O tronco da palmeira, no entanto, foi preservado e está em exposição no Museu Botânico do Rio.

Related Post