Ipê-rosa tomado de flores

Adote um jardim (ou uma árvore)

Canteiro em Copacabana (Foto: Sky Scraper City)

Se você é morador do Rio de Janeiro e costuma observar os jardins da cidade, saiba que você pode fazer a diferença para essas áreas. A Fundação Parques e Jardins (FPJ), responsável pela arborização urbana da cidade, possui um programa de adoção. É isso mesmo: você pode se tornar o responsável pela manutenção de canteiros, árvores ou áreas verdes administradas pelo município. Podem participar do programa pessoas físicas e jurídicas, condomínios e associações de moradores.

O programa não prevê nenhum repasse financeiro para a Fundação. Ao contrário, o adotante deve apresentar uma proposta ao órgão que, se aprovada, dará a ele o direito de manter a área ou fazer projetos paisagísticos no local, podendo contratar um prestador de serviço credenciado para que efetue o trabalho.

Se você se interessou, anote o procedimento:
Canteiro no bairro do Leblon (Foto: Portal do Leblon)
Pessoa Física

É necessário comparecer à Fundação Parques e Jardins para entregar uma carta, endereçada à Presidência da Fundação, explicitando a intenção da adoção, a área ou objeto que você deseja adotar, localização e referências. A carta deve indicar, também, se você pretende manter a área ou implantar um novo projeto paisagístico. Além da carta, é necessário apresentar identidade, CPF e comprovante de residência. Se a proposta for aprovada, a responsabilidade sobre a manutenção do bem passa a ser do adotante pelo período de dois anos.

Pessoa Jurídica

Para pessoas jurídicas, além da carta é necessário apresentar cópia do contrato social, CNPJ, identidade e CPF do representante legal.

É bom frisar: sem autorização emitida pela Fundação Parques e Jardins, nenhum cidadão ou empresa pode realizar interferências nessas áreas verdes, sujeito a multas. Isso inclui podas, remoções e plantios.

Serviço
Fundação Parques e Jardins (FPJ)
Endereço: Campo de Santana, com acesso pelo portão da Praça da República, em frente à Rua Moncorvo Filho, Largo
do Caco.
Horário de funcionamento: de segunda à sexta, das 9 às 17 horas
Telefone: 2224-8088 / ramal 101

Plante esta ideia!

Related Post