Em maio chegam as flores

O mês de Maio está chegando e com ele o período de algumas espécies nativas de Mata Atlântica nos brindarem com suas flores. Olhos atentos ao redor! Você pode encontrar lindas cores pela cidade. Vamos conhecer um pouco sobre três espécies que florescem durante este mês:

Ipê-rosa (Handroanthus impetignosus)

Ipê-rosa tomado de flores

É uma árvore nativa da América do Sul. É comum encontrá-la em matas ciliares (perto das margens dos rios). É uma espécie de crescimento rápido, com altura de 8 a 12 metros, mas pode chegar aos 30 m no interior da mata. Por ser uma espécie primária e pelo acelerado crescimento, é excelente para utilização em projetos de reflorestamento. É uma árvore muito ornamental, assim como os demais ipês, e sua floração ocorre na estação mais seca, que vai de maio a agosto. Antes de se tornar uma linda árvore rosa, ela perde todas as folhas, que caem e dão lugar às flores.

Sabão-de-soldado (Sapindus saponaria)

Essa árvore leva em seu nome a palavra sabão, mas será que ela é escorregadia? Não é bem isso. Explicamos: por conterem saponina (caracterizados pela formação de espuma, tendo propriedades detergentes), são utilizados para lavar roupas. Possui muitas propriedades medicinais. Suas raízes, frutos e casca são utilizados no tratamento de diversas doenças. Suas flores são brancas e surgem nas pontas dos ramos. O período de floração do Sabão-de-soldado é de abril a junho.

Lanterneira (Lophanthera lactescens)

Lanterneiras repletas de flores. (Foto: Wikipedia)

Única espécie dessa lista que não é nativa de Mata Atlântica (é da Floresta Amazônica), a Lanterneira possui flores muito exuberantes, que se desenvolvem em cachos de coloração amarela repletos de pequenas flores. A árvore atinge de 9 a 12 metros. Muito utilizada em arborização urbana, em função de seu porte mediano, o pico de sua floração está chegando ao fim, mas até agosto é possível apreciá-la cheia flores amarelinhas.

Se você encontrar alguma dessas árvores pela cidade, tire uma foto e envie para nós. Ela poderá ser publicada em nossas páginas nas mídias sociais. Até a próxima postagem!

Fonte: Wikipedia

Related Post