Biovert no Jornal O Globo: Da festa para a floresta


Transcrição na íntegra da notícia publicada pelo Jornal O Globo no caderno Rio 2016, veiculada no dia 08 de agosto de 2016, na página 14 (à direita)

Fonte: Jornal O Globo, caderno Rio 2016, página 14. Publicado em 08/08/2016.
Fonte: Jornal O Globo, caderno Rio 2016, página 14. Publicado em 08/08/2016.

DA FESTA PARA A FLORESTA

Uma cena ecologicamente correta mereceu destaque na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Ao entrarem no Maracanã com suas delegações, muitos dos quase 12 mil atletas depositaram sementes em tubos cheios de terra. A ideia é que elas germinem e se transformem na Floresta dos Atletas, que ocupará uma área de aproximadamente seis mil metros quadrados entre o Parque Radical do Complexo Esportivo de Deodoro e o Maciço da Pedra Branca.

As sementes deverão gerar cerca de 15 mil árvores (muitos atletas plantaram mais de uma). Serão 208 espécies, representando 206 delegações de países e as equipes de refugiados e de atletas independentes. Dentro da floresta haverá ainda o Bosque dos Medalhistas, que receberá uma quantidade de árvores referentes às conquistas durante a Olimpíada, com um detalhe: as folhagens serão em dourado, cinza e avermelhado, remetendo às medalhas de ouro, prata e bronze.

As sementes já foram levadas para Silva Jardim, no Norte Fluminense, onde serão cultivadas durane um ano em uma fazenda da Biovert, empresa de engenharia florestal e ambiental. Depois, as mudas serão plantadas em Deodoro.

– Estamos privilegiando espécies ameaçadas de extinção e árvores frutíferas, para que a população possa usufruir delas – conta Marcelo Carvalho, proprietário da Biovert.

Gerente-geral de Sustentabilidade do Comitê Rio 2016, Tânia Braga destaca a importância da ideia de engajar os atletas da Olimpíada na iniciativa:

– Mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo estavam assistindo à cerimônia. Espero que essas sementes també entrem no coração e a na cabeça delas, para que comecem a pensar em um planeta melhor e mais sustentável. Foi boa a repercussão da iniciativa nas redes sociais.

Leia mais sobre as sementes olímpicas na seção Notícias. Assista a vídeos com matérias feitas com imagens do viveiro na seção Vídeos.

Related Post