plantar no inverno é bom?

O inverno é um bom período para plantar árvores?

Plantar é sempre bom e nós adoramos espalhar novas mudas de árvores pela cidade. Mas o inverno chegou (agora de vez) e com ele surge a dúvida: é ou não é um bom período para realizar plantios?

inverno é um bom período para os plantios?
O inverno é um bom período para os plantios?

Quem responde a esta e outras perguntas é o engenheiro agrônomo da Biovert, Magno Vargas, responsável técnico de grande parte dos plantios que realizamos. Confira:

O inverno é um período bom ou ruim para a realização de plantios de árvores?

Magno Vargas: O inverno é um período do ano mais seco. Plantar nessa época requer cuidados extras com as plantas. É uma estação em quenormalmente ocorrem poucas chuvas, por isso é imprescindível que os plantios tenham manutenção e sejam irrigados (regados). Fazemos esse trabalho de irrigação em todos os nossos plantios e ainda utilizamos um componente chamado Hidrogel, um polímero hidrorretentor que garante a retenção de água e sua liberação para as raízes da planta à medida que o berço de plantio vai secando.

A queda de temperatura também afeta as plantas ou apenas a questão da falta de chuvas?

Magno Vargas: Se fossem quedas bruscas de temperatura, ou temperaturas muito extremas – como próximas de zero – as mudas seriam afetadas. Mas, no caso do Rio de Janeiro, em que a amplitude térmica não é muito grande, a temperatura não afeta diretamente. O inverno impacta, no entanto, na umidade. Nesse período do ano a umidade relativa do ar fica mais baixa. Isso acelera a evapotranspiração (a transpiração das plantas), fazendo a muda perder ainda mais água para o meio, o que torna mais necessária a irrigação.

Então quem tem plantas em casa deve regar mais no inverno do que no verão?

Magno Vargas:  A princípio, sim, em função da falta de chuvas, responsáveis pela irrigação natural. No entanto, a pessoa deve ficar atenta aos sinais da planta e não seguir isso como uma regra. A quantidade de água depende de vários fatores, como o solo – arenoso, que retem menos água, precisa de mais irrigação; argiloso, que retém mais água, precisa de menos irrigação – incidência de sol (sol apenas em parte do dia, sol o dia todo, sombreado), entre outros fatores. Não existe algo como uma “receita de bolo” para esse assunto. O ideal é procurar seguir as orientações sobre a irrigação de cada espécie.

A Biovert contempla em seus projetos de plantio a irrigação adequada às mudas. No caso de trabalhos de reflorestamento, normalmente atuamos na preparação do solo nessa época para, então, plantar quando a nova estação chegar, aumentando assim as chances de sucesso do projeto.

Gostou? Compartilhe!

Related Post