A árvore e a crise da água: podem estar mais relacionadas do que você imagina

Dizer que não há contribuição direta ou indireta das árvores para a propagação da chuva é descompromisso. As árvores são, sim, facilitadoras em diversos procedimentos relacionados à água. Elas atuam no balanço hídrico e em outros processos na infiltração de água para os lençóis que regulam os níveis dos rios. É necessário reconhecer que, em meio à crise hídrica no país, o plantio de árvores se faz necessário. Claro que não só pela participação ativa na água, mas também por diversos outros motivos. Além de trazer todos os benefícios sociais, sustentáveis, ecológicos e sanitários, a árvore contribui também no reestabelecimento do ciclo hidrológico.

São motivos como estes que tornam as árvores essenciais na sociedade. É imprescindível que se incentive a sucessão ecológica por meio de plantios complexos e massivos, aumentando o processo de evapotranspiração, que contribui com a formação de nuvens e, consequentemente, gerando de chuva. Isso ocorre porque toda árvore exerce uma função microclimática, que de várias maneiras alteram a temperatura e podem promover, junto de uma grande área vegetada (florestas, parques, bosques etc), a precipitação. Por isso, existe um esforço a fim de mobilizar a arborização urbana e parques vegetais no cenário metropolitano. Eles podem contribuir com essas mudanças microclimáticas resultando em uma maior probabilidade de chuva.

O que também é um exemplo do beneficiamento hídrico são os jardins e árvores urbanas. Eles podem ajudar a aumentar a umidade atmosférica e, por isso, contribuem para a diminuição do calor. Certamente, o processo é mais visível quando existe uma grande cobertura vegetativa, ou seja, quando a quantidade de árvores e jardins são mais massivas. Nos casos isolados esse processo também ocorre, mas muito mais lentamente. Por toda essa relação entre a árvore e a água, é notado que a crise hídrica é uma questão também social. Todo plantio de árvore nativa no meio urbano pode e deve ser realizado, ainda que isoladamente.

Related Post