Árvores são as melhores amigas da água

O Dia Mundial da Água foi comemorado no último dia 22 de março. Na ocasião, postamos algumas razões pelas quais as árvores são as melhores amigas da água. Aqui estão mais três razões:

1) A Mata Ciliar, também conhecida como vegetação ribeirinha, é uma formação vegetal nativa localizada às marges dos rios, lagos, represas, córregos e nascentes. Ela possui uma série de funções ambientais essenciais, mas no que tange àquelas relacionadas à água, funciona como uma barreira natural de proteção. Ela impede, por exemplo, a entrada de poluentes para o meio aquático, reduz o assoreamento e a força das águas em seu curso – o que minimiza inundações e erosão de margens – e funciona como uma espécie de filtro natural, retendo materiais como plásticos e raízes de plantas, impedindo que ingressem no curso das águas. É bom frisar que as matas ciliares são consideradas Área de Proteção Permanente (APP) pelo Código Florestal Brasileiro.

2) As árvores e o ciclo das florestas funcionam em perfeita combinação. Entre as funções hidrológicas desempenhadas pela floresta, uma delas é o armazenamento de água por infiltração no solo. Parte dessa água que atinge o solo termina por escoar lentamente e formar o que se conhece como deflúvio, alimentando mananciais hídricos superficiais e subterrâneos.

3) A cobertura vegetal é responsável por conter encostas e evitar deslizamentos de terra, pois desempenha papel fundamental no controle do processo de erosão do solo. O que deveria ser um processo natural de construção de relevo, porém, pode ser nefasto se não contar com o papel regulador da vegetação. Entre as inúmeras consequências ambientais da erosão, destacamos o arrastamento de materiais áridos ou tóxicos para os rios, o que contribui para o seu assoreamento e a contaminação das fontes aquíferas.

A Biovert executa de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Conheça um projeto que trata do assunto e veja o resultado do trabalho com antes e depois.

Related Post