árvore

Como solicitar plantio de árvores no RJ

Plantar árvores em lugares públicos é proibido ao cidadão pela Fundação Parques e Jardins, responsável pela arborização urbana na Cidade do Rio de Janeiro. Dentre os motivos que justificam este impedimento, o órgão atribui critérios técnicos e de segurança , como a necessidade de escolha de espécies resistentes às intempéries.

No entanto, o indivíduo que desejar ter mais árvores plantadas em sua rua pode solicitar o procedimento à Fundação Parques e Jardins.

O pedido é online, feito através do site 1746, da Prefeitura do Rio. Para solicitar o plantio, é necessário enviar com precisão o local desejado e preencher um cadastro, seguindo o passo a passo do site. Se você deseja solicitar um plantio, clique aqui.

O prazo de resposta para o pedido de plantio é de até 60 dias corridos.

Se você ficou curioso sobre os motivos pelos quais não é autorizado ao cidadão plantar uma árvore em área pública, confira o que fiz a FPJ:

  • origem das sementes que irão gerar as mudas até sua produção profissional
  • porte que resista às intempéries em via pública
  • espécie adequada, inclusive ao clima local do bairro
  • resistência fitossanitária
  • adubação correta da terra e irrigação.

O objetivo é ter árvores bem formadas que não representem risco, interferência em excesso nos equipamentos públicos, oneração do serviços de manutenção e eventuais remoções.

 

(Fonte: Fundação Parques e Jardins)

Related Post