Dia 21 de setembro é o Dia da Árvore

Dia 21 de setembro é comemorado o Dia da Árvore. Pedimos à nossa equipe que escrevesse uma mensagem sobre a importância das árvores para a sociedade. Compartilhamos com vocês as palavras de alguns de nossos profissionais.

#1: SEQUESTRO DE CARBONO
Trata-se da absorção de grandes quantidades de gás carbônico (CO2) presentes na atmosfera. A forma mais comum de sequestro de carbono é a naturalmente realizada pelas florestas. Na fase de crescimento, as árvores demandam uma quantidade muito grande de carbono para se desenvolver e acabam tirando esse elemento do ar. Esse processo natural ajuda a diminuir consideravelmente a quantidade de CO2 na atmosfera: cada hectare de floresta em desenvolvimento é capaz de absorver de 150 a 200 toneladas de carbono. (Fonte: ibflorestas.org.br)

#2: ÁGUA!agua
“As árvores são o principal mecanismo de abastecimento dos lençóis d’água. Através dos canais subterrâneos formados por suas raízes a água das chuvas alcança os lençóis freáticos por percolação, reabastecendo-os, e que futuramente afloram pelo que chamamos de olhos, minas ou fontes d’agua, por sua vez, reabastecendo nossos rios e lagos. Associado ao calor do sol evaporam dando assim continuidade ao ciclo da água em nosso planeta.” (por Luiz Guilherme M. Vieira, Engenheiro Agrônomo Biovert)

© Copyright 2015 Corbis Corporation#3: SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS
“Símbolo da vida, as árvores prestam serviços ecossistêmicos imensuráveis. Além de apresentarem as mais diversas formas, cores e funções, desempenham papeis fundamentáveis para a manutenção da vida no planeta. São fundamentais para a regulação do clima, proteção dos solos, das águas e da vida silvestre. Apresentam um espectro funcional de usos intangíveis que vão desde a produção de frutos, sementes e madeira ao valor paisagístico e ecossistêmico. O difícil é entender porque mesmo conhecendo a importância destes SERES para a manutenção da vida no planeta, continuamos a destruí-las através do uso irracional, causando inclusive a extinção de diversas espécies, muitas destas com o uso ainda desconhecido.” (por Polyana Mendes, Engenheira Florestal Biovert)

#4: PROTEÇÃO E ABRIGO PARA A FAUNA
“Qualquer árvore pode servir de local para abrigo, reprodução e alimentação da fauna, desde minúsculos insetos a grandes mamíferos. São legalmente protegidas e no âmbito do licenciamento ambiental há um cuidado em relação à perda desses habitats quando da instalação de empreendimentos, porém ainda temos muito a avançar. Devemos sempre lembrar sobre as funções delas num ecossistema como um todo, pois além de trazer bem-estar a nós humanos, cumprem um papel ecológico amplo e imprescindível para outras comunidades na natureza.” (por Luana Azamor, Bióloga Biovert)

303#5: PARTE IMPRESCINDÍVEL DA PAISAGEM URBANA
“Muitas são as funções e vantagens das árvores e acho que isso é fácil imaginar; elas influenciam na temperatura, no ar, na beleza da cidade. No entanto, algumas pessoas acham que as árvores não precisam de cuidados ou “carinho”, mas precisam. Recomendamos que as pessoas, principalmente no Dia da Árvore, se sintam incentivadas a cuidar mais delas, por exemplo regando as árvores que existem em frente às suas casas, mais ainda nos dias de forte calor. Não amarrarem bicicletas nas árvores, pois o peso desses objetos danifica a planta. Não depredem, não joguem lixo nos canteiros, enfim, lembrem-se de tratá-las com civilidade”. (por Pedro Rajão, Engenheiro Florestal Biovert)

Related Post