Estrada dos Três Rios, em Jacarepaguá, recebe novas mudas de árvores

rsz_dsc07248
árvore recém-plantada na Estrada dos Três Rios

A Biovert realizou recentemente a arborização de passeio da Estrada dos Três Rios, na Freguesia, em Jacarepaguá. O local foi escolhido pela Fundação Parques e Jardins (FPJ) para receber mais de 150 mudas de árvores nativas de Mata Atlântica. Até o momento já foram plantadas 91 mudas ao longo da via, entre elas Aldragos, Paus-Brasil, Jevirás, Oitis e Ipês.

Moradora de Jacarepaguá há mais de 15 anos, a publicitária Alessandra de Sá Vasco circula diariamente pela Estrada dos Três Rios. Segundo ela, a região sofreu muito com a perda de árvores por conta do crescimento imobiliário do bairro e que o plantio das mudas é um alento para os moradores. “Para quem conhece Jacarepaguá há anos, era notória a diminuição de árvores. Nosso bairro sempre foi muito arborizado e com tantos prédios sendo

erguidos muita vegetação foi retirada. Isso fez inclusive a sensação térmica do bairro aumentar. Fico feliz que finalmente tenham sido plantadas novas mudas. Espero que elas consigam crescer sem serem removidas”, comenta.

As espécies pioneiras que foram plantadas na Estrada dos Três Rios, a exemplo da palmeira Jerivá, devem atingir um porte mais notável em cerca de dois anos. Na ocasião, estaremos a postos para fotografar o antes e depois!

Como funciona este trabalhorsz_dsc07246
Esse tipo de trabalho é contratado por empresas privadas que necessitam cumprir a legislação ambiental por meio de plantios em áreas públicas. Toda construção precisa de uma Licença de Obras (LO), emitida pela Secretaria Municipal de Urbanismo. Nessa licença, dentre outras exigências, fica determinada a quantidade de mudas que o empreendimento precisará plantar para receber sua autorização de Habite-se. A partir daí o interessado deve procurar a Fundação Parques e Jardins (FPJ), que informará o local do plantio e as espécies desejadas. Depois de comprovado o plantio, a FPJ emitirá a declaração do cumprimento da medida. As empresas contratam a Biovert para efetuar os plantios, que incluem todo o processo de preparo da área, abertura de berços, forração e eventual adubação. Nossos engenheiros sugerem as espécies a serem utilizadas e precisam aprovar junto ao órgão público o projeto de arborização. Também é possível contratar a Biovert para realizar o processo de abertura e acompanhamento de processo junto aos órgãos responsáveis.

Related Post