Você sabe quem foi Chico Mendes?

Francisco Alves Mendes Filho, conhecido como Chico Mendes, nascido em 1944, na cidade de Xapuri, Acre, foi um dos mais importantes ambientalistas do Brasil. Desde criança, trabalhou na região da Amazônia com seu pai como seringueiro, retirando látex da seringueira, árvore também conhecida como árvore-da-borracha. Aos 20 anos de idade, Chico Mendes aprendeu a ler e iniciou a sua luta em defesa da floresta e dos trabalhadores rurais.

Toda a sua vida foi em função de participar ativamente dos seringueiros a fim de impedir o desmatamento das florestas do Acre e Amazônia. Além de fundar o movimento sindical no Acre, foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores e o ideólogo das “reservas extrativistas”, na qual a população tradicional que habitava a floresta teria o direito de manter seu modo de vida de coleta sustentável dos produtos florestais. Chico Mendes representava a resistência dos povos da floresta, das lutas sociais e da defesa ecológica. Em 1977, em plena ditadura militar, foi eleito a vereador. Neste período, ele sofreu as primeiras ameaças de morte por parte dos fazendeiros. Mas, em contrapartida, recebeu vários prêmios e homenagens no Brasil e no mundo, como uma das pessoas de mais destaque na defesa da ecologia.

Aos 44 anos de idade, Chico Mendes foi assassinado na porta de sua casa, em Xapuri, a mando de fazendeiros rurais. Portanto, apesar de sua morte, a sua luta ainda vive. Suas ideias giraram o mundo e inspiraram diversas lutas sociais. Até hoje, Chico e seu movimento ainda são homenageados no mundo inteiro. Em 2013, foi publicada no Diário Oficial da União a lei que declara Chico Mendes como sendo o patrono do meio ambiente no Brasil.

Da Organização das Nações Unidas (ONU), quando ainda era vivo, recebeu um prêmio na área de ecologia e meio ambiente, em função de sua luta em defesa da floresta amazônica e de seus povos nativos, o Global 500. Até então, foi o único brasileiro a receber a premiação. Ele, certamente, foi um dos mais influentes ambientalistas de sua época e mudou o paradigma do meio ambiente internacional. Hoje, Chico Mendes completaria 71 anos.

Figura1 (2)Atualmente, diversos institutos e ONGs adotam o nome do Chico Mendes. No Rio de Janeiro, existe o Parque Natural Municipal Chico Mendes, que é uma unidade de conservação, que totaliza 40 hectares. Situado em área de restinga, o Parque promove trilhas naturais, pela qual é possível observar a flora e fauna original da região. A manutenção das condições naturais do parque permite a sobrevivência do Jacaré-de-papo-amarelo, um dos moradores do local. Na década de 90, a Biovert realizou um plantio na área e, atualmente, faz a manutenção do cercamento do parque.

Related Post